SEMEANDO PROJETOS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Educação Ambiental surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida. Sua proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais.


PARCERIA MAIS CULTURA
Em agosto de 2014 teve início o Programa EcoTeatro proposto pelo Projeto PEACE ao Programa Mais Cultura nas Escolas, do Governo do Estado de São Paulo. O Projeto EcoTeatro recebeu conceito A pela banca examinadora, ou seja, os Planos de Atividades Culturais propostos pelo PEACE atenderam e/ou superaram os objetivos do Mais Cultura.
O Programa Mais Cultura as Escolas consiste em uma iniciativa interministerial, firmada entre os Ministérios da Cultura e da Educação, com a finalidade de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas e experiências culturais em curso nas comunidades locais e nos múltiplos territórios, com objetivo de reconhecer e promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira, contribuir com a formação de público para as artes e ampliar o repertório cultural da comunidade escolar, proporcionar encontro entre vivências escolares e manifestações artísticas e culturais fora do contexto escolar, fomentar o comprometimento de professores e estudantes com os saberes culturais locais, proporcionar aos estudantes vivências artísticas e culturais promovendo a afetividade e a criatividade existentes no processo de ensino e aprendizagem etc.



O Programa Eco-Teatro desenvolve apresentações e oficinas que propõem vivências teatrais com o objetivo de aflorar e ampliar a criatividade artística individual dos alunos. O foco principal é direcionado aos assuntos relacionados à preservação do meio ambiente e cidadania, portanto, todo o cenário e elementos de figurino são confeccionado com material descartado, sendo transformado em peças únicas. O Projeto foi composto por cinco oficinas: MÚSICA E SONORIZAÇÃO, PRODUÇÃO DE FIGURINOS E CENÁRIO COM MATERIAL RECICLÁVEL, TÉCNICAS CÊNICAS E EXPRESSÃO CORPORAL, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E LITERATURA E
ENSAIO. São ministradas semanalmente por monitores qualificados e com experiência em trabalhos artísticos- pedagógicos. 


A apresentação da peça “A Festa no Céu” aconteceu no Espaço Cultural Dr. Além, em Campos do Jordão, no dia 6 de dezembro de 2014, ás 15:30. Foram cerca de 94 crianças participando do desenvolvimento e preparação desse espetáculo, durante  4 meses (de agosto à dezembro). Contamos com aproximadamente 250 espectadores que prestigiaram o trabalho do Projeto. Entre eles estavam pais, familiares, funcionários da Escola, amigos, a Secretária Municipal de Educação Marta Esteves, o Prefeito Frederico Guidoni e sua esposa Juliana Cintra.






CHAPEUZINHO VERMELHO, A MENINA DA CAPA AZUL

Projeto PEACE realiza em parceria com o grupo de teatro Troupe Lunáticos, a peça "Chapeuzinho Vermelho: a menina da capa azul", onde ações como Reduzir, Reutilizar e Reciclar são vivenciadas e praticadas pelas personagens Chapeuzinho Vermelho e sua Avó, Homem de Lata e o Chapeleiro Maluco, que refletem sobre suas atitudes cotidianas e com a ajuda um do outro revêm suas ações, conscientes da importância de cada um na preservação do meio ambiente equilibrado.

Desenvolvido nas escolas e comunidades de forma gratuita, esse programa propõe apresentar conceitos da Educação Ambiental de maneira prática, através do reaproveitamento de material descartado na confecção do figurino e cenário, reaproveitamento de alimento no bolo que a Vovó serve para o público, e dos diálogos que tratam sobre reciclagem, solidariedade e preservação dos recursos naturais.

HORTEIROS

A arte de cultivo de alimentos traz ao homem, não só o sentimento de liberdade, mas sua prática também proporciona bem estar. A participação do Projeto na construção e desenvolvimento da horta da Escola Municipal Octávio da Matta, tem como finalidade intervir na cultura nutricional das crianças da educação integral e da comunidade em que estão inseridas, trazendo conceitos teóricos sobre ciências do solo, da água e da atmosfera.
Desde 2012 os voluntários participam de maneira ativa da montagem de canteiros, plantio e manutenção, transmitindo aos alunos a importância da alimentação saudável e orgânica.

De maneira interdisciplinar, a horta possibilita o desenvolvimento de atividades de ciências, informática, matemática, português, artes e outras, mobilizando todas as turmas e professores interessados.



OFICINEIROS
É o programa PEACE de conscientização e transformação do lixo em materiais para reaproveitamento na arte. Brinquedos, máscaras, bonecos, figurinos, muitas são as possibilidades para o reaproveitamento dos materiais que, no meio ambiente, perderiam o valor e causariam problemas.
O lixo é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelas iniciativas de preservação do meio ambiente do Planeta. A crescente população produz cada vez mais lixo e a educação ambiental tem o importante papel de incorporar os conceitos de redução e reutilização no cotidiano das comunidades.



ABRAÇO GRÁTIS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário